Quando a Guerra entre a Rússia e Ucrânia começou, a Starlink começou a fornecer alguns dispositivos para a população poder manter as comunicações. Na altura, as autoridades começaram a distribuir os postos de ligação por vários locais estratégicos e onde a população mais necessitava.
No entanto, parece que nas últimas semanas o serviço tem vindo a passar por falhas constantes. Os utilizadores que estão a usar a Starlink na Ucrânia reportam que a plataforma encontra-se muitas vezes inacessível, sobretudo próximo de regiões que se encontram sobre o controlo das forças russas.
Até ao momento não existe uma explicação clara para as falhas, sendo que a Starlink ainda não deixou qualquer comentário sobre a situação. No entanto, várias fontes locais indicam que as falhas parecem ser cada vez mais frequentes, no que se acredita ser uma interrupção provocada pelas forças russas.
Em algumas regiões, como é o caso da cidade de Khariv, alguns terminais podem nem funcionar de todo, sem explicação aparente para tal. De relembrar que as forças militares ucranianas têm vindo a usar os terminais da Starlink como forma de manterem em contacto e receberem informações importantes.
Na altura, a Starlink forneceu os terminais sobre a indicação de que os mesmos não seriam usados para fins militares nem ataques, mas sim como forma de manter as comunicações entre os soldados e população em geral.
No entanto, o próprio Elon Musk aconselhou as forças militares a terem cuidado no uso dos terminais, uma vez que o sinal de satélite pode ser usado pelas forças militares russas para identificar os locais de onde o mesmo está a ter origem, o que pode levar a ataques diretos.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!