1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

Tesla sobre a estrada

 

Cada vez mais veículos contam com sistemas desenhados para ajudar os condutores durante a condução, sendo que um dos exemplos mais fáceis de identificar será os veículos da Tesla. Estes contam com tecnologias que os permitem praticamente conduzir sozinhos.

 

No entanto, apesar de todas estas tecnologias, as fabricantes ainda alertam que as mesmas são focadas para ajudar na tarefa de condução, e não para permitir que os seus veículos atinjam a capacidade de condução autónoma. Apesar destes alertas, muitos consumidores continuam a olhar para as tecnologias de forma errada.

 

Um estudo realizado pela Institute for Highway Safety (IIHS) aponta que a grande maioria dos condutores considera que os sistemas de ajuda na condução são considerados como sistemas de condução autónoma. O estudo teve por base vários condutores de veículos que possuem este género de sistemas, sendo que os valores indicam o número de pessoas que consideram o mesmo condução autónoma.

 

53% da Super Cruise (General Motors), 42% do Autopilot (Tesla), e 12% da ProPILOT Assist (Nissan) afirmam que estes sistemas podem ser usados de forma totalmente autónoma e que os usam de forma regular neste sentido. Existe ainda quem indique não ter problemas em ativar os sistemas quando o tempo se encontra irregular ou até mesmo dentro de locais apertados, como parques de estacionamento.

 

distração durante a condução

 

No exemplo da Tesla, a empresa sempre referiu que o Autopilot deve ser considerado um mecanismo de ajuda e segurança, não substituindo o condutor. No entanto, de tempos a tempos surgem relatos de pessoas que usam o sistema de forma totalmente errada, até ao ponto de encontrarem falhas para não conduzirem.

 

O estudo aponta claramente que ainda existe um forte desconhecimento sobre o que estes sistemas são, e para que funcionam. A grande maioria considera que os mesmos podem substituir o condutor, e não olham para o facto que são sistemas de ajuda.

 

Esta ideia pode ter consequências graves. Se olharmos para os dados mais recentes, o número de acidentes envolvendo veículos com este género de sistemas aumentou consideravelmente, e ainda existem falhas nos mesmos que podem levar a tais situações.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech