1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

Edward Snowden

 

Faz pouco mais de sete anos que Edward Snowden revelou o enorme programa de vigilância da NSA nos EUA, e que se alargou muito para além do que seria permitido pela lei com o objetivo de invadir a privacidade dos cidadãos.

 

O caso foi de grande destaque na altura, e o TugaTech cobriu uma grande parte do mesmo conforme notícias iam surgindo. Agora, no final destes sete anos, finalmente surgem resultados relativamente ao caso.

Os tribunais confirmaram no final desta semana que a vigilância realizada pela NSA, e exposta por Edward Snowden, terá sido realizada efetivamente de forma ilegal e potencialmente inconstitucional.

 

O tribunal responsável por analisar este caso aponta que a NSA terá recolhido informação dos cidadãos, incluindo de fontes estrangeiras, em violação da constituição dos EUA. Em reação a este caso, Snowden publicou uma mensagem no Twitter onde afirma que nunca pensou ver este dia chegar, bem como por ver o tribunal a dar os créditos ao mesmo por expor a situação.

Ainda assim, Snowden continua a ser acusado de espionagem nos EUA.

 

mensagem de edward snowden

 

De relembrar que, inicialmente, a NSA negou todas as informações expostas sobre a recolha de informação massiva de cidadãos nos EUA, sendo que mais tarde este ponto foi alterado para que esta recolha de dados foi realizada sobre os interesses de manter a segurança nacional.

 

No final, várias entidades de defesa da privacidade apontam esta decisão como “uma vitória” para todos os que apelam aos seus direitos pela privacidade.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech