1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

Edward Snowden

 

Recentemente Edward Snowden deixou mais informações numa entrevista sobre como as operadoras e empresas de tecnologia utilizam os smartphones dos utilizadores para efeitos de espionagem. Desta vez os dedos foram apontados ao Facebook.

 

Não será de estranhar que o Facebook seja muitas vezes apontado pela falta de privacidade que oferece aos utilizadores, além da recolha de dados que realiza sobre os mesmos. Para Edward Snowden, é errado pensar que as empresas de tecnologia são menos perigosas do que a própria NSA – muitas vezes a entidade destacada no que respeita a faltas de privacidade e recolha massiva de informação.

 

Segundo Edward Snowden, o Facebook é tão ou até mais perigoso para a privacidade dos utilizadores que a própria NSA, realizando recorrentemente a recolha de informação dos utilizadores para os mais variados fins. O objetivo interno do Facebook, seja ou não confirmado pela empresa, passa por criar um registo exaustivo sobre a vida privada dos utilizadores, muitas vezes sem que estes se apercebam.

 

Não basta colocar um perfil privado para que essa informação subitamente fique indisponível para terceiros. O Facebook continua a trabalhar em segundo plano para obter o máximo de informação pessoal dos utilizadores e criar uma espécie de “catalogo” com a mesma para os mais variados fins, a grande maioria utilizada para efeitos de publicidade e ganhos da empresa.

 

Este também afirma que, apesar disso, as entidade governamentais continuam a ter mais informação privada dos utilizadores mas apenas porque atuam em áreas diferentes. Enquanto que o Facebook se encontra limitado à recolha da informação sobre a sua plataforma web, as autoridades governamentais possuem um acesso mais detalhado a outras informações – como contas bancárias e outros dados.

 

Desde o caso do Cambridge Analytica no Facebook as autoridades têm vindo a estar mais atentas a casos de violação da privacidade dos utilizadores, ao ponto que a rede social foi várias vezes questionada sobre esta recolha massiva de dados e informações, e certamente que todo o caso marcou um ponto de viragem no que respeita à recolha de informação dos utilizadores e uso da mesma para os mais variados fins.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech