Faz algum tempo que a Meta pretendia criar uma nova forma dos utilizadores terem acesso a notícias e mais rapidamente, no que era conhecido como Instant Articles (também conhecidos como Artigos Instantâneos). Esta funcionalidade permitia que os portais de notícias publicassem diretamente as suas informações para a plataforma, sem terem de direcionar os utilizadores para os sites, sobre o benefício de os conteúdos carregarem mais rapidamente.
No entanto, parece que a ideia vai agora ser deixada de lado. A Meta terá recentemente confirmado que possui planos para descontinuar os Instant Articles até meados de Abril do próximo ano.
Os Instant Articles foram lançados em 2015, e apesar de terem sido criados para ajudar os utilizadores de dispositivos móveis a acederem rapidamente aos conteúdos, também foram alvo de críticas por trazerem poucos benefícios e receitas para os editores.
Segundo a Meta, menos de 3% dos utilizadores do Facebook a nível mundial verificam links para conteúdos de notícias nos seus feeds, o que vai também de encontro com as mudanças que a empresa tem vindo a realizar sobre a forma como os seus conteúdos são apresentados. Como tal, faz sentido que agora os Instant Articles estejam a ser descontinuados, já que a sua utilização também era relativamente baixa.
A ideia da Meta parece ser focar-se cada vez mais nos conteúdos de vídeo, que a empresa tem vindo a puxar como o futuro tanto no Facebook como Instagram. De notar também que, de forma recente, a empresa também confirmou o encerramento da sua plataforma de newsletters dedicadas, o que demonstra ainda mais a mudança de ideias a nível da criação de notícias para a rede social.
Um dos motivos que também pode ter levado a empresa a deixar de lado os Instant Articles terá sido a evolução a nível dos smartphones e das redes móveis. Com velocidades cada vez mais rápidas e dispositivos cada vez mais poderosos, carregar conteúdos rapidamente não é nos dias de hoje um grande problema.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!