Não existem dúvidas que a Xiaomi se encontra a desenvolver a MIUI 14, focada em trazer ainda melhor experiência para os utilizadores, e também melhorias a nível de privacidade, segurança e desempenho em geral.
E se tivermos em conta os recentes rumores, existe a possibilidade que a nova versão da MIUI venha a chegar com algumas mudanças consideráveis, nomeadamente a nível da publicidade e bloatware. As versões de teste que se encontram agora a surgir na China parece ter deixado de lado uma grande parte do bloatware e publicidade que a empresa costuma integrar no sistema.
Como se sabe, a MIUI possui bastante publicidade integrada no sistema, que era também uma fonte de receita para a Xiaomi. No entanto, com a MIUI 14, a empresa parece ter ido no sentido contrário, removendo essa publicidade e integrando o mínimo de aplicações desnecessárias no mesmo.
Isto deve-se traduzir também em mais privacidade para os utilizadores, e uma redução no uso desnecessário de dados. Uma das criticas principais à MIUI encontra-se no facto desta apresentar publicidade em demasia para os utilizadores, e foi exatamente neste ponto que a empresa parece ter-se focado em melhorar.
De relembrar que a MIUI 14 ainda não possui uma data oficial para começar a surgir no mercado, mas espera-se que a versão estável da mesma venha a surgir ainda este ano.