1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

Google SEO em links de malware

 

Foi recentemente descoberta uma nova forma como grupos de atacantes encontram-se a explorar um serviço da Google, para infetarem os resultados de pesquisas com conteúdos maliciosos.

 

Usando a ferramenta Looker Studio (anteriormente conhecida como Google Data Studio), os atacantes podem garantir resultados em boas posições na pesquisa da Google, suando o domínio da própria ferramenta - datastudio.google.com. Estes resultados reencaminham os utilizadores para sites de spam e malware em domínios maliciosos de terceiros.

 

De acordo com o portal BleepingComputer, os atacantes encontram-se a usar a ferramenta para distribuir falsos "sites" criados sobre a mesma, que surgem como plataformas para downloads de torrents, mas que acabam por redirecionar os utilizadores para diversos sites com conteúdo de spam.

 

Os links estão a alojar diretamente conteúdo potencialmente malicioso ou ilegal, mas como se encontram sobre um domínio da Google - datastudio.google.com – acabam por surgir nas pesquisas com boas posições nos resultados.

 

exemplo de conteúdo malicioso em pesquisa da google

 

Uma vez que fazem parte de uma ferramenta aparentemente legitima, a Google também não poderá simplesmente remover este domínio da pesquisa, visto que teria impacto para outros utilizadores que fazem uso da mesma para fins legítimos.

 

Até ao momento a Google não confirmou detalhes sobre como espera resolver este problema. No entanto, se estiver à procura de algo pela internet e acabe por aceder a um site aparentemente da Google, talvez seja melhor ter atenção ao que está realmente a aceder.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech