O WhatsApp não é uma das plataformas onde exista um grande roubo de contas, em parte porque esta possui medidas de segurança algo elevadas e porque existe uma associação direta com o número de telefone dos utilizadores. No entanto, isso não quer dizer que elas não aconteçam.
E, de forma recente, foi confirmada a existência de um potencial roubo massivo de contas da plataforma. De acordo com o portal Cybernews, foi recentemente colocado para venda uma base de dados contendo quase 500 milhões de contas do WhatsApp.
A base de dados foi colocada para venda sobre um portal conhecido da dark web, sendo que o vendedor alega que a base de dados possui 487 milhões de registos, associados a contas em 84 países diferentes. Entre os países com mais contas afetadas encontra-se o Egito, Itália, França e Turquia.
A esta base de dados inclui-se os números de telefone que foram usados para a criação das contas. Das amostras que estão a ser fornecidas para análise, é indicado que a grande maioria é efetivamente de contas do WhatsApp, que podem assim estar comprometidas.
O vendedor não clarificou detalhes sobre como terá obtido estes dados, indicando apenas que foram usado "métodos próprios" para tal. No entanto, o mesmo sublinha que todas as contas existentes na base de dados são de números ativos no WhatsApp.
A Meta não deixou qualquer comentário relativamente a este caso.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!