1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

Certificado SSL

 

Todos os navegadores e sistemas no mercado contam com um conjunto de empresas reconhecidas na emissão de certificados de segurança, que garante que os navegadores reconhecem os certificados como seguros. Estas são conhecidas como "Certificate Authorities (CA)".

 

No entanto, a segurança apenas pode ser garantida quando a CA também se foca ela mesma nessa segurança. É por isso que a Microsoft, Mozilla e possivelmente outras empresas criadoras de navegadores no mercado estão agora a retirar a empresa TrustCor da lista de entidades CA reconhecidas.

 

Em causa encontra-se as suspeitas que esta entidade pode ter sido usada para certificar programas de spyware, tendo trabalhado com várias entidades externas para este fim. Como se trata de uma CA reconhecida no mercado, a maioria dos sistemas e navegadores não iriam apresentar problemas aos conteúdos com certificados das mesmas.

 

A discussão sobre as práticas da TrustCor terá começado numa lista de discussão online, onde Joel Reardon, professor na Universidade de Calgary, partilhou a descoberta de uma SDK maliciosa que estava escondida em várias apps para Android. Esta SDK veio, mais tarde, a confirmar-se ser um spyware.

O software encontrava-se certificado para uma empresa sobre o nome de Measurement Systems, que possui aparentes relações com a TrustCor, ao ponto de se encontrar sediada no mesmo local.

 

Um dos representantes da TrustCor terá mesmo entrado na discussão, mas aparentemente não forneceu detalhes concretos sobre o caso. Apesar de não existirem provas que a TrustCor tenha diretamente fornecido os certificados para conteúdos maliciosos, sobre o nome da Measurement Systems, a falta de resposta da empresa terá levado a que esta fosse removida das entidades CA fidedignas dos navegadores e sistemas da Mozilla e Microsoft.

 

Eventualmente esta medida deve chegar também a outras plataformas, com maior destaque para o Google Chrome. A Apple também deve seguir o mesmo caminho, mas em ambos os casos ainda não foi dada nenhuma informação concreta de quando a CA será retirada do programa.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech