1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

Mozilla e firefox logo

 

A Mozilla foi considerada por uma agência no Reino Unido como a “vilã da Internet”, e tudo porque esta possui planos de implementar uma funcionalidade de segurança nativa no Firefox.

 

A Associação de Fornecedores de Serviços de Internet no Reino Unido (ISPAUK) colocou o titulo à Mozilla por esta ter intenções de implementar a funcionalidade DNS sobre HTTPS (DoH) no Firefox. Esta funcionalidade foi criada para garantir privacidade sobre os pedidos DNS, encriptando os mesmos numa ligação segura e impedindo que sejam vistos por terceiros – incluindo as próprias operadoras, caso os servidores DNS estejam configurados para entidades externas.

 

Esta funcionalidade garante uma maior privacidade dos utilizadores online, mas também acaba com a possível monitorização das operadoras sobre os conteúdos que os seus utilizadores acedem. De sublinhar que a ISPAUK é composta por empresas como a AT&T, Sky, Virgin e Verizon.

 

Segundo os testes feitos pela Mozilla, a utilização do DoH pode aumentar a privacidade e segurança dos utilizadores online, mas também fornecer um aumento considerável nos pedidos DNS realizados pelo navegador – o que se traduz numa navegação mais rápida no final.

 

No caso das operadoras do Reino Unido, porém, a implementação do DoH irá fazer com que os utilizadores possam contornar os bloqueios e filtros implementados na internet do pais, tornando muito mais complicado bloquear o acesso a um determinado conteúdo online. De relembrar que a lista de sites bloqueados no Reino Unido inclui vários portais de downloads ilegais e sites suspeitos de conteúdo extremista.

 

Além das operadoras e fornecedores de acesso à Internet, também algumas agências do governo não estão a ver a medida de bom agrado. Entre estas encontra-se a Government Communications Headquarters (GCHQ), agência de espionagem do governo britânico, e da Internet Watch Foundation, entidade responsável por manter a lista de sites bloqueados no Reino Unido.

 

Estas entidades afirmam que ativar o DNS sobre HTTPS poderá ser prejudicial para a segurança online dos utilizadores do pais, além de colocar em risco o acesso seguro aos conteúdos.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech