1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

computador MacBook da Apple

 

A ESET divulgou novos dados do segundo quadrimestre de 2022 sobre a paisagem de ciberameaças em Portugal. Uma das observações mais destacáveis no mais recente relatório de ameaças da especialista europeia em cibersegurança é o crescimento das ciberameaças contra macOS em território nacional.

 

Globalmente, as deteções da ESET para os meses de maio, junho, julho e agosto deste ano mostram uma diminuição das ameaças contra macOS em relação com o quadrimestre anterior. Pelo contrário, em Portugal, foi registado um crescimento de 15% destas ameaças entre os dois quadrimestres.

 

Apesar de Portugal estar longe de ser o país onde a telemetria da ESET registou o maior número de deteções na categoria macOS (essa distinção vai para os Estados Unidos, Japão e França), o crescimento atípico no território nacional para o período em avaliação é simbólico das novas ameaças que os utilizadores desta plataforma enfrentam.

 

Recentemente, investigadores da ESET descobriram um novo malware que espia e rouba utilizadores de Mac comprometidos e usa exclusivamente serviços de armazenamento na nuvem pública para comunicar com o seus operadores. Designado CloudMensis pela ESET, as suas capacidades revelam a intenção clara dos seus operadores de reunir informação sobre Macs afetados, roubando documentos, teclas premidas, emails, anexos, ficheiros em armazenamento externo e capturas de ecrã.

 

Para mais informações sobre as deteções da ESET nesta e noutras categorias de ciberameaças, consulte o Threat Report T2 2022.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech