A FTC é a mais recente entidade que vai colocar entraves para a compra da Activision por parte da Microsoft, tendo confirmado que vai avançar com uma queixa contra a Microsoft por abuso de posição no mercado face à compra da Activision Blizzard.
De relembrar que a FTC começou a analisar a compra da Activision Blizzard pela Microsoft em Janeiro deste ano, pouco depois do negócio ter sido confirmado pelas duas partes. Desde então, a entidade tem vindo a investigar a compra, sendo que agora chegou à decisão final.
Segundo a FTC, a compra da Activision Blizzard pela Microsoft pode vir a prejudicar os rivais no mercado, permitindo que a empresa crie um ecossistema dedicado para a Xbox, e bloqueie o acesso a determinados conteúdos por terceiros.
A entidade afirma que a Microsoft, em várias ocasiões, já terá demonstrado que pode bloquear conteúdos de rivais no mercado, e que a compra da Activision Blizzard iria permitir realizar essa tarefa junto do mercado de jogos digitais. A entidade pretende, desta forma, bloquear a compra.
Como motivos para esta decisão encontra-se o histórico da Microsoft em adquirir empresas no mercado com o objetivo de suprimir a competição no mesmo, como é o caso do que aconteceu com a Bethesda Softworks. Neste caso, a Microsoft decidiu colocar vários títulos da Bethesda como exclusivos da Xbox, e existe agora o receio que o mesmo venha a ser aplicado para os jogos da Activision Blizzard.
De notar que este processo não vai imediatamente impedir que o negócio seja realizado, mas possivelmente não vai encontrar-se concluído até Julho do próximo ano, como a Microsoft pretendia. Tendo em conta o longo processo de investigação que decorre, a compra pode assim ser consideravelmente adiada – ou bloqueada, dependendo do resultado.
De relembra que, ao longo dos meses, várias partes demonstraram-se contra a compra. Uma das principais vozes da oposição será a Sony, que por razões obvias, possui receio que a compra possa vir a limitar as ofertas que se encontram disponíveis para consolas rivais – neste caso com foco na PS5 e futuras gerações da consola.
Ao mesmo tempo, a Microsoft tem vindo a tentar indicar que não possui intenções de se aproveitar dos títulos da Activision para os bloquear noutras plataformas – algo que, ao que parece, não terá ajudado a acalmar os receios de outras entidades.
A empresa afirma ainda que, para grande objetivo, não será focar-se no mercado das consolas, mas usar os conhecimentos da Activision para desenvolver novos títulos para o mercado dos jogos online. De relembrar que a Activision é atualmente a detentora dos estúdios da King, que possuem jogos de sucesso no setor móvel como Candy Crush.
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