1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

Bloqueador de publicidade

 

A publicidade é uma das principais fontes de receitas para uma grande parte da Internet, quer se queira ou não. No entanto, esta é também uma das portas de entrada para possíveis ataques.

 

De tempos a tempos existem casos de campanhas de malware ou phishing que são propagadas sobre o formato de publicidade. E para muitos, usar um navegador sem bloqueador de publicidade é algo impensável (e obrigado se o tiver desligado para o TugaTech).

 

No entanto, parece que agora até o FBI se encontra a recomendar que os utilizadores mantenham as suas proteções ativas, sobretudo durante a época natalícia. Segundo o comunicado do FBI, foi identificado que os ciber criminosos encontram-se a usar redes de publicidade em vários canais para distribuir falsos anúncios, a maioria fazendo-se passar como nomes legítimos de marcas no mercado.

 

A maioria desta publicidade surge sobre o formato de links nas pesquisas, onde os utilizadores podem ser enganados a acederem a um site malicioso de uma marca quando pretendiam aceder ao site legitimo da mesma. Tendo em conta que os links de publicidade nas pesquisas tendem a ser bastante similares aos dos resultados finais, os utilizadores podem aceder sem querer aos conteúdos.

 

Curiosamente, uma das recomendações do FBI para prevenir este género de ataque é exatamente instalar um bloqueador de publicidade no navegador. Como este género de extensões bloqueiam a publicidade que surge nos sites, a maioria tende também a bloquear os links para possíveis conteúdos maliciosos – e logo, a prevenir deste género de enganos.

 

Para quem não pretenda usar um bloqueador de publicidade, o recomendado será que se mantenha uma atenção redobrada nos links que são acedidos, sobretudo sobre pesquisas, onde os resultados iniciais tendem a ser de publicidade direta.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech