1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

BraveDNS

 

A popularidade de alterar a ROM Android nos dispositivos tem vindo a ser cada vez menos realizada, e uma grande parte destas alterações eram feitas apenas para se obter acesso root – o que sem dúvida fornece algumas capacidades extra aos dispositivos.

 

Uma dessas capacidades era a de ser possível bloquear, de forma nativa, publicidade nas apps ou até criar regras de firewall para bloquear certos conteúdos de se ligarem à Internet. Infelizmente, esta prática tem vindo a tornar-se cada vez mais complicada também por parte das fabricantes, que agora dificultam o processo consideravelmente.

Para situações onde fazer root aos dispositivos não seja possível, existem no entanto alternativas a ter um bom adblocker e firewall no Android, e BraveDNS é o mais recente a juntar-se nesta lista.

 

O BraveDNS é uma aplicação open-source, que basicamente permite dar mais controlo aos utilizadores sobre as ligações que podem ser realizadas pelo sistema. Uma vez que funciona através da criação de uma VPN local esta aplicação funciona em praticamente qualquer dispositivo Android – mesmo dispositivos sem root.

 

braveDNS

 

O BraveDNS possui um funcionamento em três modos: DNS+Firewall, Firewall apenas ou DNS apenas. No caso da opção DNS+Firewall, a aplicação passa a ter controlo sobre todas as ligações de rede feitas a partir do dispositivo, criando uma VPN local para gerir as mesmas.

O utilizador possui o controlo sobre bloquear determinadas aplicações ou ligações de serem feitas – além de que os pedidos DNS são reencaminhados para os servidores DNS da Adguard – bloqueando assim a publicidade na maioria das apps e jogos.

 

modo bravedns

 

Nos restantes modos, aplica-se apenas a funcionalidade pretendida – firewall ou DNS.

Mas em todos os modos, a aplicação possui ainda um sistema de registo das ligações, que monitoriza constantemente quais as ligações de rede realizadas pelo sistema e apresenta uma listagem aos utilizadores – o que pode ser útil para se verificar o que cada app está a realizar exatamente.

 

Outra funcionalidade útil para quem pretenda mais privacidade encontra-se no facto que a aplicação ativa automaticamente o DNS over HTTPS quando a opção “DNS” está também ativada. Isto garante que todos os pedidos DNS estão encriptados e protegidos, contornando também possíveis limitações dos governos ou operadoras.

 

A aplicação encontra-se disponível gratuitamente na Play Store, ou pode também ser descarregada a partir do site oficial do projeto.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech