1. TugaTech » Hardware » Noticias de Hardware
Siga-nos

Comando a apontar para a TV

 

O mercado das boxes de Android TV encontra-se inundado com centenas de adaptações baratas, e muitas vezes de marcas desconhecidas, para todos os gostos e carteiras. No entanto, optar por soluções desconhecidas pode também colocar em risco a segurança das suas redes e dos dados.

 

Foi exatamente isso que um administrador de sistemas no Canada descobriu, depois de ter comprado uma box de Android TV sobre a marca T95. Daniel Milisic afirma que comprou esta box exatamente por ser relativamente simples e barata, e de se encontrar disponível em várias plataformas online com bom feedback.

 

Esta box usa uma versão modificada do Android 10, com uma ROM que foi fortemente personalizada pela empresa que a desenvolveu. Entre as mudanças encontra-se o facto que a ROM usa chaves de encriptação de teste, juntamente com a ativação do ADB sobre a porta Ethernet e wi-fi por padrão.

 

Segundo Milisic, este começou a suspeitar das atividade maliciosas da box depois de ter recebido vários alertas do seu sistema de DNS caseiro, informando para acesso a domínios potencialmente maliciosos. A Box, depois de ligada à internet, estaria a tentar realizar a ligação para centenas de domínios diferentes e vários IPs, supostamente de sistemas de controlo remoto.

 

Analisando a ROM e os seus conteúdos, o administrador acredita que o dispositivo encontra-se infetado com uma versão modificada do CopyCat, um malware de Android descoberto em 2017, e que tem vindo a infetar mais de 14 milhões de dispositivos Android no mercado desde que surgiu – sendo usado sobretudo para campanhas de adware.

 

Ao mesmo tempo, isto não terá sido um lapso apenas para a unidade que Milisic adquiriu, isto porque a ROM usada no dispositivo encontra-se fortemente modificada, e possivelmente é a mesma usada em todos os modelos vendidos sobre esta marca. Ou seja, a modificação para fins malicioso foi feita pelo próprio fabricante na ROM.

 

O mais grave desta situação será que esta ROM ainda se encontra à venda em várias plataformas online, entre as quais a Amazon. Numa rápida pesquisa pela Amazon de Espanha é possível verificar centenas de modelos diferentes da mesma box, e uma grande parte das mesmas com valores positivos de reputação – e usadas em Portugal.

 

android tv box com malware na amazon

 

Os utilizadores que tenham este modelo em particular são aconselhados a removerem o mesmo das suas redes locais, derivado do potencial de roubo de dados. Caso tenha configurado algum género de conta sobre o dispositivo, é igualmente recomendado que o remova e altere a senha de imediato.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech