O TikTok veio recentemente confirmar que, em certas situações, alguns dos conteúdos promovidos dentro da sua plataforma podem ter um ligeiro "toque" pelos funcionários da mesma.
Em entrevista à Forbes, a empresa confirmou que alguns funcionários nos EUA possuem a capacidade de ajustar os conteúdos que são recomendados dentro da plataforma, como meio de incentivar determinadas celebridades ou criadores independentes à comunidade.
Estas declarações surgem depois de rumores apontarem que o TikTok teria a capacidade de alterar artificialmente alguns dos conteúdos apresentados pelo algoritmo, dando destaque a determinados temas ou criadores com base em vários fatores.
Segundo o porta-voz da empresa, este género de conteúdos são também promovidos para alterar um pouco dos conteúdos que surgem visíveis para os utilizadores, sobretudo quando existem vários temas repetidos de uma trend em geral.
No entanto, a empresa afirma que não realiza este género de alteração do algoritmo muitas vezes, e que apenas 0.002% dos vídeos no feed principal da plataforma foram escolhidos por este método.
No entanto, a Forbes indica que este valor pode ser ligeiramente superior, com dados internos obtidos da entidade a revelarem que os vídeos "escolhidos" surgem em 1-2% de todas as visualizações diárias de conteúdos na aplicação.
De notar também que este género de vídeos não surgem com qualquer indicação, como acontece com publicidade ou posts patrocinados. Invés disso são considerados como qualquer outro vídeo para os utilizadores finais, tal como tivesse sido recomendado diretamente pelo algoritmo.
É importante notar que o TikTok não é a única plataforma social conhecida por realizar esta prática. O Facebook também teria inflacionado alguns dos dados de visualização de vídeos na plataforma, como forma de incentivar mais criadores e anunciantes para a mesma – algo que veio a revelar-se prejudicial, uma vez que levou a ações em tribunal.
Apesar de este género de conteúdos ajudarem a diversificar os conteúdos apresentados aos utilizadores, ao mesmo tempo também levanta algumas controvérsias junto dos criadores de conteúdos na plataforma e anunciantes, que podem perder espaço para este género de conteúdos dentro do feed principal.
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