1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

Google ícone pesquisa

 

Depois dos rumores que surgiram no início do dia, agora surge a confirmação oficial: o Departamento de Justiça dos EUA vai avançar com um processo contra a Google, derivado da dominância da empresa no setor da publicidade online.

 

Em 2020, as autoridades dos EUA processaram a Google por algo similar, sendo que na altura tinha ficado acordado que a empresa deveria restaurar a competição no mercado da pesquisa e da publicidade. Hoje a empresa volta a ser processada por medidas similares, com as autoridades a indicarem que a atual competição no mercado da publicidade online encontra-se "prejudicada" pela Google.

 

As autoridades afirmam que a competição no espaço da publicidade online encontra-se negativamente prejudicada pela Google, que agiu para obter controlo deste espaço ao longo dos anos, e com ferramentas dedicadas para essa tarefa.

 

O caso apresentado contra a Google indica ainda que a empresa tem vindo a usar campanhas consideradas como ilegítimas no mercado, apenas para manter a sua postura online no mercado da publicidade. Ao mesmo tempo, as autoridades dos EUA afirmam ainda que a Google terá adquirido empresas que tentavam entrar neste espaço, para garantir ainda mais dominância.

 

É ainda referido que a Google afeta negativamente quem pretenda usar plataformas rivais, em deterioramento das suas próprias plataformas de publicidade, abusando do monopólio no mercado. Ao mesmo tempo, a empresa usa este mercado para atrair mais utilizadores para a sua própria plataforma e serviços.

 

É importante referir que este não é o primeiro caso apontado contra a Google por abuso da sua posição no mercado, sendo que ao longo dos anos a empresa tem vindo a passar por algumas coimas relacionadas com esta situação. Um dos exemplos encontra-se no caso de 2018, quando a empresa foi multada em 4.34 mil milhões de euros pelo controlo do Android e na forma como o motor de pesquisa da empresa era usado dentro deste.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech