O ChatGPT tem vindo a ganhar bastante destaque nos últimos tempos, demonstrando o que a IA pode fazer para o mercado. Mesmo que este esteja a preparar-se para algumas mudanças, a plataforma da OpenAI claramente tem chamado à atenção, e isso verifica-se também nos números.
De acordo com os dados mais recentes da empresa de análise do mercado UBS, a plataforma do ChatGPT pode ter atingido, durante o mês de janeiro de 2023, a meta dos 100 milhões de utilizadores ativos mensais. Isto apesar de o sistema apenas ter ficado disponível para o público em geral a 30 de Novembro de 2022, e rapidamente conseguiu chamar à atenção pela forma como cria conteúdos.
No final de Dezembro a plataforma contava com cerca de 57 milhões de utilizadores ativos mensalmente, sendo que em janeiro o valor passou para os 100 milhões. Estima-se ainda que a plataforma tenha cerca de 13 milhões de utilizadores individuais ativos todos os dias.
Para comparação, o TikTok demorou cerca de nove meses para atingir o marco dos 100 milhões de utilizadores ativos mensalmente, apesar de as duas plataformas serem integralmente diferentes entre si. Os analistas indicam ainda que, para a Meta atingir o mesmo valor com o Instagram, foram necessários cerca de dois anos e meio.
No entanto, é importante ter em conta que uma grande parte dos utilizadores que se encontram a aceder ao ChatGPT fazem-no em nível de curiosidade, e não propriamente para usarem a plataforma no dia a dia como acontece com as redes sociais. Como tal, é possível que os valores venham eventualmente a baixar, depois de passar esta fase.
Ainda assim, isso não impede a OpenAI de começar a aproveitar a popularidade para lançar o plano pago do ChatGPT, que vai custar 20 dólares por mês e permite o acesso a funcionalidades extra na plataforma.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!