Quando a OpenAI revelou o ChatGPT, e depois de todo o sucesso do mesmo, os rumores apontavam que a Microsoft poderia estar a preparar-se para integrar a tecnologia junto do seu motor de pesquisa, com o Bing.
Na altura, a ideia seria usar a IA para melhorar os resultados de pesquisa, e fornecer aos utilizadores conteúdos mais adaptados para o que realmente pretendam procurar. A empresa ainda não deixou nenhuma confirmação oficial disso, mas tudo aponta que essa integração pode vir a acontecer em breve.
De acordo com o portal Semafor, a Microsoft está a apenas algumas semanas de integrar o ChatGPT – ou tecnologias baseadas no mesmo – sobre o seu motor de pesquisa do Bing. A Microsoft iria adotar o GPT-4, que é consideravelmente mais rápido na apresentação dos resultados face ao que se encontra no ChatGPT.
Tendo em conta que a tecnologia seria integrada diretamente no motor de pesquisa, a velocidade do processamento das pesquisas é importante, e será por isso que a Microsoft optou por usar o GPT-4. A confirmar-se a chegada desta novidade, é possível que o Bing venha a receber uma melhoria considerável ao ponto de deixar a Google com receio.
De relembrar que, nas últimas semanas, vários rumores indicavam que a Google teria entrado em "código vermelho" no que respeita ao desenvolvimento de tecnologias de IA, focando todas as suas atenções nos projetos que possui pela frente.
Um desses projetos, segundo os rumores, seria exatamente o de integrar a IA para o seu próprio motor de pesquisa – algo similar ao que a Microsoft pretende realizar.
De notar que a Microsoft ainda não confirmou oficialmente qualquer detalhe sobre como espera integrar estas tecnologias sobre o Bing. Apesar disso, a empresa encontra-se a investir consideravelmente na OpenAI e a desenvolver este género de tecnologias para o futuro.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!