1. TugaTech » Hardware » Noticias de Hardware
Siga-nos

Google sobre processador

 

A Google começou em 2021 a colocar os seus próprios processadores nos dispositivos da linha Pixel, com os novos Tensor. No entanto, parece que os planos da empresa vão mais além do que simplesmente o uso em smartphones.

 

De acordo com o portal The Information, a Google encontra-se a trabalhar para desenvolver os seus próprios processadores para servidores, os quais pretende integrar primeiro nos sistemas da empresa. Estima-se que estes novos processadores venham a ficar concluídos até 2025.

 

A ideia da Google será rivalizar diretamente com a Amazon, que em 2018 deixou os planos de começar a usar os seus próprios processadores Graviton junto dos servidores da plataforma AWS, permitindo ter mais controlo sobre os mesmos.

 

Os rumores apontam que a Google encontra-se a trabalhar em duas variantes do chip, uma sobre o nome de código Cypress e outra sobre o nome Maple. O primeiro modelo encontra-se a ser desenvolvido inteiramente pela Google Israel, enquanto que o segundo encontra-se a usar o design da empresa Marvell Technology, embora sobre as especificações da Google no final.

 

As fontes próximas da empresa apontam que o Cypress será o plano principal da empresa para criar o seu próprio chip, enquanto que o Maple será mais como um "plano b", no caso de necessidade. Em todo o caso, ambos os processadores encontram-se sobre a arquitetura ARM de 5 nm.

 

Infelizmente os detalhes sobre os mesmos ainda são escassos, mas certamente que a Google se irá focar em desempenho. Ao mesmo tempo, isto também pode começar a indicar que a Google pretende começar a adotar mais processadores dedicados dentro da empresa, o que pode prejudicar as vendas finais de empresas como a Intel e AMD, atualmente as maiores fornecedoras de chips para servidores.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech