1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

Google Chrome com raio

 

Os utilizadores do Google Chrome contam agora com uma nova funcionalidade, que vai ajudar a reduzir a memória usada pelo navegador, e também a aumentar a autonomia em sistemas portáteis.

 

Depois de ter sido revelado para o ChromeOS em meados de Dezembro, agora os utilizadores do Chrome no Windows, Linux e Mac podem finalmente experimentar a nova funcionalidade de poupança de memória e de Energia. Ambas encontram-se ativas por padrão em todas as novas versões do Chrome.

 

Começando pela funcionalidade de poupança de memória, esta pretende ser uma resposta aos vários "memes" que o Chrome tem criado ao longo dos anos. O navegador é bem conhecido pelo uso de memória dos sistemas onde se encontra – em parte devido aos próprios sites que se encontram abertos.

 

A funcionalidade de poupança de memória pretende corrigir isso, ao colocar as abas em segundo plano em suspensão, depois de um determinado tempo. Desta forma, o conteúdo da aba é descartado da memória final do navegador, sem propriamente a remover ou fechar. Quando o utilizador voltar à mesma, o conteúdo volta também a ser carregado, surgindo um pequeno ícone a informar que a aba foi suspensa.

 

chrome aba suspensa memória ram

 

Os utilizadores podem ainda configurar nas opções do navegador sites que pretendam manter sempre ativos, e que não sejam automaticamente descartados com esta funcionalidade. Segundo a Google, a mesma pode ajudar a poupar até 30% de memória dos sistemas.

 

Quanto à funcionalidade de poupança de energia, a mesma será focada para sistemas portáteis, e basicamente, o Chrome ajusta algumas das suas configurações para limitar as ações em segundo plano, bem como efeitos gráficos. Desta forma, o navegador pode atingir melhorias consideráveis a nível do consumo energético.

 

Este modo apenas se encontra disponível para sistemas portáteis, e de acordo com a Google ativa-se quando a bateria se encontra com 20% ou menos de capacidade, e o próprio computador não se encontra ligado à energia diretamente.

 

Ambas as novidades encontram-se disponíveis sobre a versão 110 do Chrome em praticamente todos os sistemas onde este se encontra.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech