1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

Autenticação em duas etapas chave fisica

 

Recentemente o Twitter confirmou que iria deixar de suportar a autenticação em duas etapas via SMS para contas gratuitas da plataforma. Apenas as contas do Twitter Blue podem agora configurar este método de autenticação.

 

A 2FA via SMS é considerado um método menos seguro para a proteção de contas online, mas certamente um dos mais usados por ser relativamente simples de configurar. Este sistema requer que os utilizadores tenham de introduzir um código único no momento do login – o que impede que atacantes, que tenham obtido a senha da conta, consigam entrar na mesma sem terem também esse código único.

 

A Autenticação em Duas etapas é, basicamente, uma camada extra de segurança, mas certamente importante para prevenir alguns roubos de contas e acessos a dados. Existem várias formas de como essa autenticação pode ser configurada, mas via SMS é a mais simples – embora muitos especialistas considerem também ser a mais insegura, porque pode estar sujeita a ataques de troca de cartões SIM.

 

Apesar de a mudança do Twitter ter vindo a criar controvérsia sobre a comunidade, sobretudo porque esta autenticação 2FA é uma das mais usadas na plataforma, ao mesmo tempo será também uma boa oportunidade para os utilizadores realizarem o "upgrade" das suas proteções online – e nomeadamente, da proteção de autenticação em duas etapas.

 

Em contas que permitam o uso de diferentes métodos de autenticação em duas etapas, o recomendado será usar uma aplicação dedicada para o efeito, como a Authy. Isto garante uma camada extra de segurança para os utilizadores, ao mesmo tempo que não existem as desvantagens que se verificam com a autenticação via SMS.

 

Este sistema deve ser ativado sempre que possível. A maioria das plataformas online não indicam os utilizadores para esta funcionalidade na altura da criação de uma conta, mas será certamente recomendado que a mesma seja ativada – independentemente da conta que se trate – para garantir a camada adicional de segurança em caso de ataques.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech