O governo da China veio aplicar mais um bloqueio, sendo que desta vez o meio afetado será a plataforma do ChatGPT da OpenAI.
As autoridades chinesas confirmaram ter aplicado um bloqueio no acesso ao ChatGPT pela internet do pais, por alegadamente o mesmo ter "propaganda política". Segundo revela o portal The Guardian, acredita-se que as autoridades terão realizado este bloqueio tendo em conta que os sistemas associados com o ChatGPT encontram-se localizados nos EUA, o que levou as mesmas a classificarem a plataforma como insegura para uso dentro da China.
Fontes oficiais do governo afirmam que esta plataforma coloca em risco a segurança nacional da China, sendo usada para divulgar informações falsas sobre o governo local e os representantes da China. Um dos exemplos deixados encontra-se sobre questões feitas sobre a cidade de Xinjiang, que as autoridades afirmam que produzia respostas criadas especificamente pela propagada política dos EUA.
Apesar de o acesso ao ChatGPT encontrar-se atualmente bloqueado, vários utilizadores ainda conseguem aceder ao mesmo por intermédio de VPNs e serviços similares. De notar, no entanto, que estas notícias surgem menos de um dia depois de ter sido confirmado que a China também estaria a desenvolver as suas próprias tecnologias de IA, e que um rival ao ChatGPT pode estar no horizonte.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!