A Meta encontra-se a ser o próximo alvo dos senadores nos EUA, que apelam a Mark Zuckerberg para não abrir a plataforma Horizon Worlds para jovens jogadores dentro do metaverso.
Este apelo surge depois de, em Fevereiro deste ano, a Meta ter indicado que pretenderia abrir a plataforma para jovens jogadores entre os 13 e 17 anos de idade. A medida foi vista como uma forma de incentivar o uso da plataforma, e também de justificar o investimento da meta sobre o Metaverso – tendo em conta que, atualmente, a plataforma apenas se encontra disponível para utilizadores maior de idade.
No entanto, de forma recente, os senadores dos EUA Ed Markey e Richard Blumenthal apelaram para que a Meta suspenda os planos de abrir a sua plataforma para os jovens. Em causa para este apelo encontra-se o histórico da Meta em falhar na proteção de dados de menores sobre a sua plataforma, bem como para os dados que indicam uma crescente onda de ameaças para menores de idade dentro do metaverso.
De acordo com o The Wall Street Journal, os senadores apelam para que a Meta suspenda os planos de abrir a plataforma para os jovens, tendo em conta o impacto que isso poderia ter para os mesmos. Um dos exemplos deixados pelos senadores encontra-se num bug do Messenger Kids, que no passado terá permitido aos menores de 12 anos terem conversas com adultos e desconhecidos.
Ao mesmo tempo, foram ainda citados dados sobre como a publicidade sobre o Instagram foi prejudicial para muitos jovens da plataforma, sobretudo para o sexo feminino, com a apresentação de anúncios muitas vezes desapropriados.
Foram ainda referidos os possíveis problemas que os dispositivos de realidade virtual, quando usados por longos períodos de tempo, podem causar a utilizadores mais jovens, com problemas como náuseas e dores de cabeça.
De notar que, quando a Meta revelou que iria abrir a Horizon Worlds para maiores de 13 anos, também indicou que os seus dispositivos da linha Quest estavam adaptados para utilizadores dentro desta idade, e foram desenhados tendo em conta os mesmos.
A ter em conta que a Meta espera lançar em breve uma versão mais aberta do Horizon Worlds, nomeadamente com uma aplicação para smartphones e na web – o que pode também abrir a possibilidade de mais utilizadores acederem a esta plataforma.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!