1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

Google Chrome em limpeza

 

O Google Chrome encontra-se a preparar para dizer adeus a uma ferramenta que, em certas situações, poderia ajudar os utilizadores a corrigir alguns problemas que verificavam com o navegador – embora também tenha sido a origem de alguns problemas no passado.

 

A Chrome Cleanup Tool é uma ferramenta associada ao Google Chrome, e que permite analisar o sistema por aplicações indesejadas, nomeadamente programas, extensões e ficheiros que poderia prejudicar a utilização do Chrome, ou causar problemas no mesmo.

Esta aplicação, apesar de poder ser usada de forma independente do Chrome, muitas vezes também era executada em segundo plano, causando o uso elevado de recursos do sistema, e até mesmo alterações indevidas no Chrome sem que os utilizadores tivessem conhecimento.

 

No entanto, a partir do Chrome 111, esta ferramenta vai deixar de ficar disponível. A Google confirmou que vai remover a ferramenta do seu navegador, começando o seu desfasamento.

De acordo com a Google, desde que foi lançada em 2015, a Chrome Cleanup Tool foi usada para realizar mais de 80 milhões de "limpezas" do Google Chrome, por utilizadores em todo o mundo.

 

chrome cleanup tool

 

No entanto, o uso da ferramenta tinha vindo a cair consideravelmente nos últimos anos, e a mesma acabava mais por causar problemas do que propriamente resolve-los. Dai que a medida da Google não seja inteiramente uma surpresa.

 

Ao mesmo tempo, desde 2015 as ferramentas de segurança que se encontram disponíveis para o Windows melhoraram consideravelmente, incluindo as ferramentas disponíveis de forma nativa no sistema. Como tal, o uso de uma aplicação externa adicional para detetar conteúdos potencialmente maliciosos torna-se desnecessária para a grande maioria.

 

A Google afirma, no entanto, que os utilizadores ainda irão beneficiar das medidas de proteção do Google Chrome, nomeadamente com a inclusão do Google Safe Browsing do Chrome para proteger do acesso a sites maliciosos.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech