1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

Lua no ceu

 

Faz alguns anos que dispositivos da Samsung fornecem o que é conhecido como "Space Zoom", focado em tirar proveito das capacidades de zoom de modelos premium da empresa – e para a captura de fotos da lua.

 

Este sistema é muitas vezes usado para captar imagens nítidas e realistas da lua, mas nem tudo parece ser o que se vê no final. Foi exatamente isso que uma experiência de um utilizador do Reddit comprovou, que decidiu colocar o Space Zoom à prova.

 

O utilizador u/ibreakphotos decidiu colocar o sistema à prova, analisando se o mesmo realmente captura os conteúdos da luz com base no zoom ou se existe algum processamento feito ao nível de software. Para tal, este utilizador descarregou uma imagem da lua em alta resolução, no seu computador, e usando software de edição de imagem, aplicou um filtro para criar uma foto intencionalmente com blur da lua.

 

imagem manipulada

 

Feito isto, usando o seu Samsung S23 Ultra, colocou-se num quarto escuro e, da ponta oposta ao monitor, usou a funcionalidade de Space Zoom para capturar uma foto da "lua". A imagem final, no entanto, transcreve-se numa foto da lua com consideravelmente mais detalhes do que a imagem "original", comprovando que existe algum processamento a ser feito pelo software.

 

imagem final criada

 

A foto final conta com detalhes que simplesmente não existem na foto original, comprovando que o software da Samsung aplica efeitos ou técnicas de processamento via IA para melhorar os conteúdos apresentados.

 

É importante notar que esta controvérsia não é nova. Desde que a Samsung apresentou a funcionalidade de "Space Zoom" que vários utilizadores relatam que a mesma é apenas um efeito de processamento, e não demonstra as reais capacidades dos sensores. No entanto, a Samsung afirma que o processo é mais complicado do que isso.

 

Em 2021, a empresa afirmou que não aplicava filtros sobre a lua, mas que usava IA para melhorar o conteúdo das imagens, nomeadamente na redução de ruído e blur das fotos, algo que eventualmente se verifica neste género de conteúdos.´´

 

No entanto, a questão encontra-se no facto que o sistema da Samsung encontra-se a realizar mais do que simplesmente reduzir os possíveis artefactos da imagem, tendo em conta que aplica detalhes que simplesmente não se encontram no conteúdo original – um dos exemplos mais claros disso encontra-se nos detalhes das crateras da lua, que simplesmente não se verificam na imagem original que foi modificada.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech