1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

Hacker e pirataria em teclado

 

A Policia Judiciária confirmou ter recentemente realizado uma investigação, da qual foram detidos suspeitos de realizarem pirataria digital de conteúdos protegidos por direitos de autor, de um grupo de pirataria bem conhecido em formato internacional.

 

De acordo com o comunicado da instituição, a Polícia Judiciária, através da Unidade Nacional de Combate ao Cibercrime e à Criminalidade Tecnológica – UNC3T, em articulação com o Ministério Público da 5.ª Secção do DIAP de Lisboa, realizou desde o inicio de 2022 uma "investigação de combate à pirataria digital que consistia na partilha ilegal de produtos audiovisuais protegidos por direitos de autor."

 

Esta investigação terá sido iniciada como parte de um conjunto de queixas das entidades  Disney Enterprises, Inc., Paramount Pictures Corporation, Universal City Studios LLC, Columbia Pictures Industries, Inc., Warner Bros. Entertainment Inc., Netflix Studios, LLC e Amazon Content Services LLC, "contra um grupo criminoso internacional amplamente conhecido nos fóruns ilegais de partilha de conteúdos cinematográficos por EVO Release Group."

 

O grupo era conhecido por partilhar conteúdos protegidos por direitos de autor em vários portais da internet. Ao mesmo tempo, este grupo fornecia ainda acesso a plataformas de streaming em formato ilegítimo, muitas vezes usando acesso roubados ou adquiridos por intermédio de burlas.

 

De acordo com a PJ, "em Portugal foram realizadas buscas domiciliárias e procedeu-se à apreensão de diverso material informático e constituição de três arguidos, por suspeita de pertencerem ao grupo criminoso."

Os servidores usados pelo grupo foram ainda identificados como estando alojados nos EUA, e eram usados para realizar muitas das atividades do mesmo, além de partilharem conteúdos protegidos pelos direitos de autor. Estes sistemas foram também apreendidos pelas autoridades.

 

O líder do grupo foi identificado como estando em Portugal, através da análise dos conteúdos apreendidos, sendo que foi realizada a sua detenção.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech