Depois de uma onda de ataques a empresas nos EUA, foi descoberta uma nova variante de ransomware que está a preocupar os investigadores de segurança, sobretudo porque é uma das mais rápidas que existe atualmente.
Conhecida como "Rorschach", esta variante de ransomware é considerada uma das mais rápidas que existe nas tarefas a que se destina, além de aplicar técnicas únicas para dificultar a identificação.
De acordo com os investigadores da empresa de segurança Check Point, o Rorschach foi identificado depois de os investigadores terem analisado um ataque feito a uma empresa nos EUA. Esta variante de ransomware é única no mercado, sendo que aplica diferentes técnicas não apenas para infetar os sistemas, mas também para encriptar os dados dos mesmos.
O mais impressionante será que a tarefa de encriptação dos dados é feita de forma substancialmente mais rápida que outras variantes de ransomware. Os investigadores consideram mesmo que este é um dos ransomwares mais rápidos atualmente no mercado, e que pode comprometer um sistema de forma silenciosa.
O ransomware parece ser bastante personalizável, o que indica que pode ser uma variante distribuída como ransomware as a service em portais da dark web.
Em parte, a velocidade de encriptação de conteúdos deste ransomware encontra-se na forma como a tarefa é realizada. Invés de encriptar completamente todos os conteúdos do sistema, o malware apenas encripta uma parte dos ficheiros, o suficiente para que estes possam surgir como danificados ao serem abertos, mas ainda assim eficaz em encriptar o conteúdo para o ataque.
Segundo os investigadores, em um sistema com 220,000 ficheiros e um processador recente de seis cores, o ransomware foi capaz de encriptar os conteúdos em menos de 4.5 minutos, um valor consideravelmente mais rápido do que os 7 minutos que demoraria a algo como o LockBit v3.0.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!