Os utilizadores do WhatsApp devem encontrar-se, a partir de hoje, mais protegidos contra ataques de roubo de contas. A Meta confirmou que vai começar a fornecer novas funcionalidades de segurança, focadas em evitar o possível roubo de contas do WhatsApp.
Uma das novas funcionalidades será a de verificação de dispositivos, que basicamente impede que dispositivos infetados com malware possam ser usados para o roubo de credenciais de acesso ao WhatsApp, usando as mesmas para o envio de mensagens de spam ou phishing a outros contactos.
Este novo sistema usa um conjunto de verificações, feitas diretamente nos sistemas do WhatsApp, para identificar conteúdos que possam ter sido realizados por atividades maliciosas, bloqueando os mesmos. A empresa sublinha que este sistema funciona na base do uso de tokens e várias outras verificações "invisíveis" para os utilizadores, mas que terão efeitos finais para prevenir a possível exploração para ataques.
De acordo com o WhatsApp, infeções de malware são uma das situações mais comuns onde os utilizadores podem perder acesso às suas contas do WhatsApp, ou onde as mesmas são usadas para o envio de conteúdo de spam.
Todas estas proteções devem ser transparentes para os utilizadores. Ou seja, não existe nada a configurar ou ativar, sendo todo o processo feito em segundo plano para ajudar a garantir a segurança das contas.
Esta novidade já terá sido fornecida para os utilizadores do WhatsApp no Android nas últimas semanas, e encontra-se a partir de hoje disponível também para utilizadores no iOS.
Além desta novidade, os utilizadores também contam agora com uma nova Proteção de transferência de contas, que basicamente adiciona uma aprovação final na tarefa de migrar a conta do WhatsApp para um novo número de telefone ou dispositivo. Os utilizadores necessitam de autorizar o processo num passo extra, evitando que este seja feito pela outra parte sem autorização.
Por fim, e focando nas mensagens, a plataforma também revelou um novo sistema que vai verificar automaticamente as chaves de encriptação das mensagens, garantindo que as mesmas são válidas e os conteúdos das mensagens não terão sido comprometidos. Este sistema vai também funcionar em segundo plano, de forma automática, para todas as contas.
De relembrar que o WhatsApp sempre teve grande foco a nível da privacidade e encriptação de conteúdos, sendo que a encriptação das mensagens na plataforma foi ativada por padrão para todas as contas em Abril de 2016. Eventualmente a plataforma revelou também a encriptação de backups do WhatsApp em Outubro de 2021, garantindo que também os mesmos e as suas conversas estão seguras.
A Meta afirma que o WhatsApp é atualmente usado por mais de dois mil milhões de utilizadores em mais de 180 países diferentes.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!