1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

WhatsApp logo da plataforma com cadeado

 

Os utilizadores do WhatsApp devem encontrar-se, a partir de hoje, mais protegidos contra ataques de roubo de contas. A Meta confirmou que vai começar a fornecer novas funcionalidades de segurança, focadas em evitar o possível roubo de contas do WhatsApp.

 

Uma das novas funcionalidades será a de verificação de dispositivos, que basicamente impede que dispositivos infetados com malware possam ser usados para o roubo de credenciais de acesso ao WhatsApp, usando as mesmas para o envio de mensagens de spam ou phishing a outros contactos.

 

Este novo sistema usa um conjunto de verificações, feitas diretamente nos sistemas do WhatsApp, para identificar conteúdos que possam ter sido realizados por atividades maliciosas, bloqueando os mesmos. A empresa sublinha que este sistema funciona na base do uso de tokens e várias outras verificações "invisíveis" para os utilizadores, mas que terão efeitos finais para prevenir a possível exploração para ataques.

 

De acordo com o WhatsApp, infeções de malware são uma das situações mais comuns onde os utilizadores podem perder acesso às suas contas do WhatsApp, ou onde as mesmas são usadas para o envio de conteúdo de spam.

 

Todas estas proteções devem ser transparentes para os utilizadores. Ou seja, não existe nada a configurar ou ativar, sendo todo o processo feito em segundo plano para ajudar a garantir a segurança das contas.

 

Esta novidade já terá sido fornecida para os utilizadores do WhatsApp no Android nas últimas semanas, e encontra-se a partir de hoje disponível também para utilizadores no iOS.

 

verificação de contas e migração de dados

 

Além desta novidade, os utilizadores também contam agora com uma nova Proteção de transferência de contas, que basicamente adiciona uma aprovação final na tarefa de migrar a conta do WhatsApp para um novo número de telefone ou dispositivo. Os utilizadores necessitam de autorizar o processo num passo extra, evitando que este seja feito pela outra parte sem autorização.

 

Por fim, e focando nas mensagens, a plataforma também revelou um novo sistema que vai verificar automaticamente as chaves de encriptação das mensagens, garantindo que as mesmas são válidas e os conteúdos das mensagens não terão sido comprometidos. Este sistema vai também funcionar em segundo plano, de forma automática, para todas as contas.

 

De relembrar que o WhatsApp sempre teve grande foco a nível da privacidade e encriptação de conteúdos, sendo que a encriptação das mensagens na plataforma foi ativada por padrão para todas as contas em Abril de 2016. Eventualmente a plataforma revelou também a encriptação de backups do WhatsApp em Outubro de 2021, garantindo que também os mesmos e as suas conversas estão seguras.

 

A Meta afirma que o WhatsApp é atualmente usado por mais de dois mil milhões de utilizadores em mais de 180 países diferentes.

 

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech