1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

SVB logo da entidade

 

Pouco antes de ter sido confirmado o início do colapso para o Silicon Valley Bank, quem teria investimentos no mesmo começou a realizar uma verdadeira corrida ao dinheiro, tentando retirar o máximo de fundos da plataforma.

 

No entanto, um estudo agora divulgado aponta que o Twitter pode ter contribuído para essa retirada de fundos dos clientes da entidade, sobretudo junto das pequenas empresas tecnológicas e startups.

 

De acordo com o estudo, quem tinha depósitos sobre o SVB, em grande parte terá tentado retirar o dinheiro da entidade antes do colapso se verificar. Em apenas um dia, foram retirados da entidade bancária mais de 42 mil milhões de dólares, um valor consideravelmente acima do que qualquer outra instituição bancária teria verificado até então.

 

Vários analistas apontam que, independentemente da estrutura de um banco, um valor tão elevado de afluência para o mesmo levaria a problemas em praticamente qualquer entidade. Ainda mais quando essa afluência tenha sido criada a partir de plataforma sociais.

 

O estudo aponta que, pouco antes da "corrida" ter começado, vários investidores do SVB começaram a criar o pânico no Twitter, ampliando o alcance de medo para quem tinha investimentos na entidade. Isto levou a uma procura em massa para a retirada de fundos da instituição, com receios que pudessem ocorrer problemas com a mesma.

 

O estudo demonstra ainda que a ação terá sido coordenada pelas plataformas sociais, mesmo que de forma indireta, por investidores com receio de serem alvo de perdas avultadas. O Twitter, neste caso em particular, terá sido uma das plataformas onde se verificou mais atividade para tal, tendo em conta também o impacto da rede social para situações a ocorrerem "em tempo real".

 

Ao mesmo tempo, os investidores alertam ainda que, se coordenada para o futuro, existe a possibilidade de outras instituições verificarem problemas similares. Se uma medida for realizada em peso, e com o volume que se verificou no SVB, praticamente nenhum banco poderia resistir a tal atividade financeira.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech