1. TugaTech » Hardware » Noticias de Hardware
Siga-nos

AMD logo da empresa em ventoinha de processador

 

Durante o final da semana passada, vários utilizadores começaram a reportar problemas em sistemas que teriam motherboards com processadores AMD Ryzen 7000. Os relatos indicavam situações onde os chips começavam a sobreaquecer sem razão aparente, e em alguns casos, até mesmo a queimar por completo, danificando os mesmos.

 

Os comentários dos utilizadores indicavam problemas sobretudo com o Ryzen 7000X3D, embora a situação tenha também sido verificada com outros modelos da linha 7000.

 

No entanto, de acordo com o portal Tom's Hardware, as falhas que se encontram a ser verificadas podem estar a ocorrer devido a configurações incorretas da BIOS, que estão a ser aplicadas em algumas motherboards no mercado – e que afetam os modelos de processadores Ryzen 7000 em larga escala. Em causa encontra-se o uso elevado de voltagem para diversos modelos de motherboards, que acabam por causar o sobreaquecimento dos processadores, ou eventualmente, a sobrecarga do chip.

 

Ao mesmo tempo, o portal indica ainda que, ao sobrecarregar a voltagem dos processadores, alguns chips acabam por ficar com os sensores de temperatura permanentemente danificados, deixando de monitorizar as mesmas, e eventualmente levando a situações graves.

Sem os sensores para monitorizar as temperaturas dentro dos processadores, estes funcionam praticamente sem limite, atingindo valores acima do que seriam recomendados. Ao mesmo tempo, as temperaturas também não são corretamente registadas nos sistemas, portanto não existe forma de os utilizadores verificarem as mesmas diretamente pela BIOS ou usando software criado para tal.

 

A AMD terá confirmado, durante o dia de hoje, ter conhecimento da existência de problemas com alguns chips da linha Ryzen 7000, aconselhando os utilizadores a verificarem a existência de atualizações da BIOS para as suas placas. Ao mesmo tempo, para os utilizadores que foram afetados com danos físicos no chip ou nas motherboards, a empresa recomenda que entrem em contacto direto com o suporte da AMD.

 

Alguns fabricantes de motherboards, como o caso da Asus e da MSI, encontram-se a disponibilizar novas versões da BIOS para corrigir este problema, sendo que o aconselhado será os utilizadores com sistemas Ryzen 7000 verificarem se existem atualizações da BIOS para as suas placas mãe.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech