1. TugaTech » Hardware » Noticias de Hardware
Siga-nos

AMD Ryzen

 

A AMD confirmou oficialmente que vai lançar em breve a sua nova geração de processadores, com os novos Ryzen 7000.

 

De acordo com a empresa, estes serão os primeiros processadores da AMD para desktop a contarem com um processo de fabrico a 5 nm. Durante o evento da Computex, Lisa Su, CEO da AMD, confirmou que os Ryzen 7000 vão chegar durante este ano.

Os mesmos contam com cores Zen 4 de 5nm, juntamente com um core I/O de 6 nm redesenhado pela empresa, integrando ainda gráficos RDNA2, suporte a DDR5 e PCIe 5.0.

 

Estes novos chips surgem depois da empresa ter confirmado, no início deste mês, que iria lançar uma série de chips “Dragon Range” Ryzen 7000, para portáteis, focados em serem de elevado desempenho.

 

A empresa não revelou detalhes concretos sobre os chips desta nova série, sendo que apenas indicou que os mesmos vão contar com um aumento de 15% no desempenho final oferecido, juntamente com melhorias na cache em comparação com os Ryzen 5950X.

 

Além de revelar a nova geração de processadores, a empresa também confirmou a chegada dos novos sockets AM5, que vão integrar um layout de 1718 pins LGA, mas ainda será totalmente compatível com coolers de sockets AM4.

As novas motherboards com este socket poderão ainda suportar até 24 canais PCIe 5.0, 14 portas USB SuperSpeed a 20 Gbps, 4 HDMI 2.1 e DisplayPort 2. Estas vão ser encontradas com os chipsets B650 para sistemas em geral, X650 para entusiastas e X650 Extreme para quem pretenda o melhor desempenho possível.

 

Tendo em conta que a Intel não possui planos de disponibilizar os seus processadores em 7 nm até ao próximo ano, a AMD parece focada em voltar a dar um passo na evolução ao avançar já com o novo processo de fabrico.

Até ao momento ainda se desconhecem detalhes relativamente a preços finais.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech