1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

ChatGPT em smartphone

 

Nos últimos meses, tecnologias como o ChatGPT tem vindo a ganhar cada vez mais destaque sobre as suas capacidades para o futuro, e isso demonstra-se na forma como estas já se encontram a ser ativamente usadas para várias tarefas.

 

No entanto, se existem pontos positivos do ChatGPT e da Inteligência Artificial em geral, também existem os seus pontos negativos. De acordo com um recente estudo da Meta, atualmente estamos a verificar a um aumento considerável a nível de malware que se disfarça do ChatGPT e outras tecnologias similares, com o objetivo de enganar os utilizadores.

 

De acordo com os investigadores da Meta, apenas no mês de Março de 2023, os investigadores terão descoberto mais de dez famílias diferentes de malware que usam o tema do ChatGPT ou IA em geral para enganar os utilizadores, roubando dados sensíveis das suas contas online.

A empresa afirma ainda ter bloqueado mais de 1000 links diferentes para sites que partilhavam esquemas deste género. Estes conteúdos encontram-se agora bloqueados nas plataformas da Meta, mas o número de esquemas aumenta praticamente todos os dias.

 

Na sua maioria, o esquema começa com aplicações ou extensões para navegador que prometem fornecer funcionalidades do ChatGPT para os utilizadores. No entanto, o objetivo real será instalar malware nos sistemas ou proceder com o roubo de dados sensíveis, como senhas e dados de login. Em alguns dos casos, as aplicações até funcionam como esperado, mas em segundo plano procedem com as atividades maliciosas.

 

Os criminosos por detrás destas extensões e aplicações tentam aproveitar o entusiasmo que existe atualmente no mercado sobre tecnologias de IA, e do desconhecimento de muitos sobre como estas funcionam. Isto é algo comum que acontece quando surge uma nova tecnologia no mercado – e algo similar aconteceu quando as criptomoedas começaram também a ser o tema de conversa na internet.

 

No final, cabe aos próprios utilizadores terem atenção para os conteúdos que acedem e instalam nos seus dispositivos. Muitas das funcionalidades que estas apps e extensões prometem são, em parte, totalmente dispensáveis e não ajudam nas tarefas dos utilizadores para o dia a dia – ou podem ser igualmente realizadas diretamente pelas plataformas reais.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech