1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

Hacker em frente do logo da OpenAI

 

O ChatGPT tem estado cada vez mais presente no dia a dia de muitos utilizadores, mas também é bastante usado por criminosos – e cada vez mais encontram-se a surgir esquemas onde esta plataforma é usada para criar conteúdos convincentes para as eventuais vítimas.

 

Com isto, não será de admirar ver também as autoridades a deixarem mais alertas para os crimes na internet a serem realizados usando a IA. A Europol é a mais recente a deixar esse alerta, sobre como existem grupos focados em usar o ChatGPT e tecnologias similares para criarem esquemas na internet, de forma realista e convincente para as vítimas.

 

A Europol afirma que existem cada vez mais cibercriminosos a usar o modelo do GPT-3.5 para criarem os seus crimes e esquemas. Este modelo em particular é citado no documento, uma vez que o GPT-4 terá recebido algumas melhorias focadas exatamente para prevenir que o mesmo possa ser usado para atividades criminosas – embora não seja infalível.

 

As autoridades afirmam que as plataformas de IA estão a ser usadas para criar código malicioso, que pode ser usado para os mais variados fins contra potenciais vítimas. Isto inclui código para sites e outros conteúdos maliciosos.

 

Ao mesmo tempo, o ChatGPT também ajuda os criminosos a obterem mais informações sobre um determinado tema ou esquema, que depois pode ajudar a criar esquemas mais convincentes. Apesar de muita da informação que o ChatGPT pode fornecer é algo que se encontra publicamente acessível, o uso da ferramenta pode otimizar consideravelmente a tarefa para os criminosos – invés de pesquisarem, basta fazerem perguntas.

 

A ferramenta da OpenAI pode também ser usada para criar campanhas de phishing bastante convincentes, que podem enganar os utilizadores mais desatentos, e até para criar casos de roubo de identidade.

 

O principal problema encontra-se no facto que os criminosos podem usar este género de sistemas para criarem as suas campanhas maliciosas de forma consideravelmente mais rápida e simples do que era possível anteriormente. Isso pode levar não apenas a mais campanhas, mas também a métodos mais sofisticados de ataques.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech