De tempos a tempos surgem novos esquemas que tentam enganar potenciais vítimas, e em alguns casos, podem mesmo levar a perdas avultadas. Um dos formatos em como estes esquemas se podem propagar encontra-se nas mensagens SMS ou de email.
A CGD encontra-se a reforçar novamente o alerta para mensagens maliciosas, que muitas vezes são enviadas para os clientes da entidade bancária. A CGD alerta para uma nova onda de mensagens de phishing, enviadas via SMS, e que podem direcionar as vítimas para portais que roubam os seus dados bancários e fundos.
A entidade deixa alguns pontos de alerta a ter em conta da próxima vez que receber uma mensagem suspeita:
- Erros ortográficos ou gramaticais e más traduções, como “conclua o seu registro” ou a “a sua conta foi suspended”.
- Mensagens urgentes ou ameaçadoras para levar a agir antes de pensar, como “este é o ÚLTIMO lembrete” ou “vamos cancelar a sua conta se não atualizar os seus dados nas próximas 24 horas”.
- Pedidos para clicar em links ou fazer download de ficheiros
- Pedidos de partilha de dados pessoais, como códigos de acesso e cartões matriz.
A identificação de mensagens potencialmente maliciosas e usadas em esquemas é uma das principais formas de proteção contra este formato de ataques, e pode ser a linha que defende o utilizador de eventuais esquemas.
A CGD recomenda ainda que, caso os clientes da entidade recebam uma mensagem deste formato, entre em contacto com o telefone 217 900 790.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!