1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

VSCode malware

 

O VSCode Marketplace encontra-se a ser usado para enganar os programadores e levarem os mesmos a descarregar malware para os sues sistemas, num novo esquema que tem vindo a afetar um elevado número de utilizadores.

 

De acordo com a empresa de segurança Check Point, o esquema começa quando os criminosos enviam para a VSCode Marketplace extensões maliciosas do Visual Studio, uma ferramenta bastante usada pelos programadores para as mais variadas linguagens de programação.

 

O programa permite que os utilizadores possam instalar extensões do VSCode Marketplace, que basicamente aumentam as funcionalidades oferecidas pelo programa. No entanto, de forma recente, várias extensões maliciosas começaram a ser partilhadas pela plataforma, que uma vez instaladas procedem com o roubo de dados sensíveis dos sistemas das vítimas.

 

extensão maliciosa no VSCode Marketplace

 

As extensões identificadas pelos investigadores de segurança foram removidas no dia 14 de Maio, mas quem as tenha instalado deve manualmente remover do sistema, e possivelmente os dados do mesmo podem ter sido comprometidos.

 

Entre as extensões encontra-se a "Theme Darcula dark", que promete fornecer melhorias nos temas do programa, juntamente com "python-vscode" e "prettiest java". Numa primeira análise, as extensões parecem realizar o que prometem, mas em segundo plano encontram-se a roubar dados potencialmente sensíveis dos sistemas das vítimas.

 

Apesar de as extensões serem uma forma útil dos programadores aumentarem as capacidades do programa, deve-se ter atenção à origem das mesmas, uma vez que estas possuem a capacidade de realizar ações prejudiciais sobre o sistema.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech