A Microsoft pode estar a preparar-se para pagar uma nova multa, desta vez relacionada com a plataforma social LinkedIn. Isto estaria relacionando com um acordo que a Microsoft poderia ter de pagar para finalizar um processo contra a rede social sobre a privacidade dos utilizadores.
Segundo revela a Reuters, o caso em questão terá sido iniciado pela Comissão de Proteção de dados da Irlanda, e data já de 2018, quando a entidade terá começado a investigar as possíveis falhas de privacidade associadas com o RGPD do LinkedIn. Em causa estaria a forma de recolha de dados da plataforma para uso em fins de publicidade direcionada.
A fonte afirma que a Microsoft terá sido informada da decisão das autoridades em Abril, mas a confirmação oficial da mesma ainda não foi deixada publicamente. Face ao resultado desta decisão, a Microsoft espera colocar de parte mais de 425 milhões de dólares, que poderão estar associados com o valor da multa a aplicar.
No entanto, a Microsoft confirmou, em comunicado, que quando a IDPC revelar publicamente os resultados da investigação, é possível que a empresa venha a disputar a mesma.
De notar que a IDPC tem vindo a realizar várias investigações a grandes empresas no mercado, sobretudo sob as suas práticas de privacidade. Ainda no mês de Maio, a entidade aplicou uma coima à Meta, por alegadamente não aplicar medidas de limitação na recolha dos dados de utilizadores na União Europeia, enviando os mesmos para sistemas nos EUA.
A entidade afirma que este género de práticas violam as leis do RGPD, e possuem consequências para todos os utilizadores da Meta e das suas plataformas. A empresa foi multada em quase 1.2 mil milhões de dólares e deve suspender o envio dos dados para sistemas nos EUA até 12 de Outubro de 2023.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!