O Twitch é uma das plataformas mais conhecidas para streaming de conteúdos em direto, e usada por milhares de utilizadores todos os dias. No entanto, a plataforma encontra-se agora a ser alvo de críticas face a uma recente mudança dos termos de serviço.
No dia 6 de Junho, o Twitch confirmou a mudança dos termos da sua plataforma, que vão ter um grande impacto na forma como os criadores de conteúdos podem transmitir no serviço, e sobretudo, afetar a forma como estes podem obter receitas pelos conteúdos que produzem na plataforma.
Apesar de o Twitch ser usado por milhares de utilizadores, a maioria não recebe ganhos diretamente da plataforma – apenas parceiros da mesma, que possuem regras consideravelmente mais elevadas. Com isto em mente, muitos dos criadores de conteúdos optam por criar as suas próprias parcerias e campanhas de publicidade para obterem ganhos – que é uma das principais, e para muitos a única, forma de receita.
No entanto, as recentes alterações feitas no Twitch vão ter um grande impacto nesses ganhos. Os novos termos da plataforma aplicam várias regras no formato em como o conteúdo patrocinado pode ser apresentado aos utilizadores durante as transmissões.
O Twitch classifica conteúdos patrocinados como qualquer conteúdo que os criadores recebam dinheiro para publicar nas suas transmissões. No entanto, na recente atualização, a plataforma afirma que a Amazon – dona do Twitch – possui todos os direitos sobre a publicidade que é apresentada no serviço, seja em que formato for.
Com isto em mente, a plataforma encontra-se agora a implementar restrições nos conteúdos patrocinados que podem ser apresentados no serviço. Com as novas regras, certos tipos de publicidade e conteúdos patrocinados dos criadores deixam de ser possíveis ou passam a contar com fortes restrições.
Por entre as alterações, os criadores de conteúdos agora devem limitar os conteúdos de logos e publicidade durante as transmissões, de forma a que estes ocupem menos de 3% de todo o tamanho do ecrã.
Além disso, deixa também de ser permitido que os criadores coloquem vídeos publicitários durante a transmissão de conteúdos – criados fora do sistema de publicidade do Twitch. Além dos vídeos, também ficam de fora overlays e banners de publicidade durante a transmissão.
Por fim, a mesma medida aplica-se também a publicidade áudio, onde não podem ser inseridos conteúdos considerados como patrocinados apenas em formato de som.
Os restantes termos sobre os conteúdos que podem ser anunciados continuam inalterados, o que inclui materiais perigosos ou ilegais. No entanto, agora passam a incluir-se também conteúdos políticos, orientados para temas de adultos ou até de serviços e produtos financeiros.
Como seria de esperar, esta medida encontra-se a causar uma certa revolta por parte da comunidade, uma vez que limita consideravelmente a forma como os criadores de conteúdos podem ganhar dinheiro na plataforma.
A grande maioria dos criadores usa este género de publicidade e patrocínios para as suas transmissões, algo que fica agora impossível de ser feito sobre as novas regras.
Num dos exemplos, Asmongold, um dos maiores criadores atualmente no Twitch, apelida as novas alterações de injustificadas para a plataforma, apelando ainda os criadores a moverem as suas comunidades para plataformas alternativas.
Estas novas medidas vão afetar tanto os grandes criadores de conteúdos como os mais pequenos, mas será nestes últimos que existe um maior impacto. A maioria dos pequenos criadores adotam posturas mais agressivas de publicidade e acordos de patrocínios para poderem manter as suas receitas – que agora ficam consideravelmente mais limitados na forma de o fazer.
Desde que as alterações foram reveladas, o Twitch veio publicamente lamentar o facto de ter passado incorretamente a mensagem sobre as alterações, e que iria rescrever as mesmas. No entanto, a ideia geral do que a empresa espera que seja aplicado deverá manter-se, bem como todas as limitações.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!