O Reddit pode ser considerado, nos dias de hoje, como a porta da internet. Mesmo sobre os protestos recentes, a plataforma continua a ser uma das mais antigas na internet, e continua a ser bastante influente.
No entanto, nem sempre esta foi assim, e pode-se mesmo dizer que, nos primeiros anos, a plataforma cresceu com base em algumas mentiras.
A plataforma criada originalmente em 2005, por Alexis Ohanian e Steve Huffman, sendo que estes tiveram a longa tarefa de criar o que viria ser considerado a base do Reddit nos primeiros dias. A plataforma, apesar de ter ganho algum destaque na altura, mantinha-se relativamente "quieta".
Huffman, numa entrevista em 2012, referia que quando o Reddit foi criado, os seus fundadores olhavam para a página inicial do site, onde surgia o resumo de conversas ativas, e sentiam-se embaraçados pelo espaço em branco que existia – devido à falta de interação dos utilizadores.
Na altura, Huffman considerava a página inicial do Reddit como uma "cidade fantasma", sem grande atividade.
Para tal, os cofundadores tiveram uma ideia para tentar dar alguma "atividade" ao site – criarem perfis falsos. Nos primeiros dias e possivelmente meses em que a plataforma esteve ativa, o Reddit mantinha um sistema diferente para os seus administradores, relativamente à capacidade de publicar conteúdos.
Além do espaço para introduzir o título da publicação e o conteúdo/link, os administradores tinham ainda um campo com o "Nome de Utilizador". Este campo apenas surgia para os administradores, e basicamente, era uma forma dos mesmos poderem usar as suas capacidades de publicação para criarem "contas falsas", que no site eram visíveis como sendo as que publicavam os conteúdos.
Desta forma, os administradores poderiam dar alguma atividade ao site, mantendo a página iniciar ativa, sem que tenham sempre os mesmos utilizadores a colocarem conteúdos. Ao mesmo tempo, dava também visibilidade à plataforma como um todo.
No final, a ideia parece ter resultado, sendo que a comunidade continuou a crescer até aos dias de hoje.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!