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Servidores com sinal de flash

 

A meio do dia 06/06/2023, Portugal ficou momentaneamente "offline", com uma das maiores falhas de sempre nas ligações da Internet nacional. A falha ocorreu devido a problemas no centro de dados da Equinix, onde se encontram as ligações de algumas das operadoras nacionais.

 

A falha começou a ser registada por volta das 16 horas, tendo durado apenas alguns minutos, mas foi o suficiente para causar interrupções de larga escala em todo o pais. Mas o que levou a tal incidente?

 

Segundo o comunicado da Equinix, os problemas ocorreram devido a falhas elétricas no centro de dados da entidade, sendo que a empresa afirma que os serviços foram rapidamente repostos.

No entanto, este problema terá sido apenas uma parte do mesmo. A causa concreta das falhas terá sido derivada de uma cascata de problemas, que em última instância, levaram à falha completa das ligações.

 

O problema terá, efetivamente, começado com uma falha elétrica no centro de dados. Por norma, existem planos de emergência para estas situações, onde em caso de falha elétrica prolongada, existem geradores e sistemas de backup para garantir a continuidade das operações sem afetar os sistemas.

 

No entanto, uma sucessão de eventos terão levado aos problemas. Depois da falha de energia, os geradores, que deveriam ser responsáveis por manter em funcionamento os sistemas, não terão sido acionados. Com isto, os sistemas do Centro de Dados passaram a funcionar apenas com as UPS (baterias) que estariam ativas – as quais, eventualmente, começaram a esgotar-se.

 

Atingindo esse ponto, certos sistemas críticos da infraestrutura começaram a falhar, sendo que um deles terá sido o sistema de arrefecimento. Sem este sistema ativo, a manter todos os servidores e equipamentos sobre temperaturas controladas, verificou-se a um escalar da temperatura, que eventualmente obrigou a um encerramento total de todos os sistemas ativos para evitar problemas maiores.

 

Neste ponto, terá sido quando se verificaram a grande maioria das falhas. Com o encerramento de emergência de todos os sistemas, o centro de dados ficou completamente inacessível. Sistemas fundamentais para garantir as ligações de dados deixaram de se encontrar acessíveis, levando aos problemas sentidos durante este período.

 

Apesar das falhas terem sido eventualmente repostas, alguns sistemas permaneceram inacessíveis durante longos períodos de tempo – algumas empresas relatam que os seus sistemas ficaram durante várias horas sem acesso.

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