A Apple encontra-se a preparar para lançar o novo macOS Sonoma, a próxima geração do sistema operativo da empresa. Esta nova versão chega com várias melhorias e novidades, sendo que uma delas pode ser bastante importante para quem use o leitor de emails nativo do macOS.
O Apple Mail conta com a capacidade de os utilizadores integrarem diferentes plugins, que expandem as funcionalidades do mesmo. No entanto, com a mais recente versão do macOS Sonoma, a empresa vai alterar a forma como os mesmos funcionam.
A partir desta versão, o Apple Mail deixa de suportar os antigos plugins nativos, passando a contar com uma nova API conhecida como MailKit. Esta permite criar plugins para o cliente de email, mas ao mesmo tempo vai obrigar a que os existentes sejam modificados para suportar a atualização.
Quem use plugins de terceiros com o cliente de email da Apple, vai ter de garantir que os mesmos existem sobre a nova versão da API antes de atualizarem o sistema, ou podem perder algumas das funcionalidades existentes.
De notar que esta API não é propriamente nova, tendo sido revelada com o macOS Monterey. Na altura, a empresa ainda permitiu que os antigos plugins funcionassem sem problemas. No entanto, na nova versão do macOS, estes vão deixar efetivamente de funcionar, sendo que apenas a nova API será suportada.
Alguns programadores podem já ter atualizado os seus plugins face a esta obrigatoriedade, mas a medida afeta sobretudo quem use plugins mais antigos, ou que tenham deixado de receber atualizações oficiais.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!