A Amazon encontra-se a ser acusada pela FTC nos EUA de, alegadamente, ter enganado milhares de clientes da empresa a manterem as suas subscrições da Amazon Prime, tornando o processo de saírem da mesma desnecessariamente complicado.
Sobre a acusação, a FTC aponta que a Amazon terá usado várias práticas enganadoras, com o objetivo de manter os utilizadores com a subscrição do Prime, tornando difícil a tarefa de cancelar a subscrição ou o pagamento da renovação automática.
Ao mesmo tempo, a empresa encontra-se ainda a ser acusada de ter aplicado práticas para inscrever os utilizadores em primeiro lugar, por vezes sem que os mesmos tivessem total conhecimento.
A FTC aponta que os utilizadores eram levados a inscreverem-se no programa, por vezes sem terem total conhecimento de como o fazer, apenas para verem depois a tarefa de cancelar o mesmo difícil, com passo desnecessários e complicados.
A Amazon teria processos internos focados em tornar a tarefa de cancelar a subscrição consideravelmente mais difícil do que seria necessário, com a tarefa para tal a ficar oculta das contas dos utilizadores, e longe das tradicionais opções que se encontram disponíveis na mesma.
Além disso, ainda durante o processo de cancelamento, os utilizadores eram levados para várias páginas com ofertas, na tentativa de desmotivar os mesmos a cancelarem os planos. O cancelamento efetivo apenas poderia ser realizado depois dos utilizadores navegarem por todas estas páginas.
A FTC alega que estas práticas prejudicam os consumidores, e tornam a tarefa dos mesmos controlarem os seus gastos consideravelmente mais difícil. Ao mesmo tempo, cria também uma vantagem injusta para a empresa no mercado, uma vez que os consumidores podem ter vantagens em usar a plataforma invés de terceiros face a terem a subscrição na mesma.
Espera-se que a Amazon venha a disputar as acusações nos próximos dias, onde se devem também conhecer mais detalhes do caso.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!