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Review de produtos em site online com smartphone

 

Qualquer plataforma online que tenha um sistema de compras, possivelmente conta também com um sistema de reviews das mesmas. Este permite aos utilizadores deixarem o feedback sobre o produto que adquiriram, para ajudar outros antes da compra.

 

A Amazon é um dos locais onde essa informação se encontra mais visível. No entanto, também se conhece bem os casos onde este sistema pode ser manipulado, com falsas reviews dos produtos. Mas as autoridades dos EUA agora pretendem aplicar novas regras sobre este sistema.

 

A Federal Trade Commission (FTC) encontra-se a propor uma nova legislação, que pretende banir os falsas reviews e classificações em plataformas web, aplicando medidas mais severas para quem as realize.

A nova legislação, que se encontra a prever ser aplicada em Outubro, está muito perto de ser finalizada, e vai conter algumas medidas para sanções sobre quem seja apanhado a realizar falsas reviews ou a fornecer falsos testemunhos sobre produtos online – a medida vai afetar sobretudo as empresas que realizem este género de ações, e que são as principais beneficiadas com as falsas reviews.

 

A ideia será aplicar uma multa, que pode atingir os 50.000 dólares, para empresas que manipulem as reviews dos seus produtos, ou comprem e vendam serviços deste formato. Mas a ter em conta que esta multa não é apenas de uma vez. O valor aplica-se a cada review falsa que venha a ser encontrada, mas também para cada vez que os consumidores virem a mesma – portanto, o valor final pode ser consideravelmente mais elevado.

 

Como exemplo, caso a FTC indique que uma falsa review foi vista por 20 consumidores, as empresas podem ter de pagar até um milhão de dólares em coima direta.

 

O objetivo desta medida será criar uma ambiente mais justo para as plataformas web e para os consumidores, de forma a terem acesso a informações legitimas sobre os produtos que tenham interesse em adquirir.

A medida também vai aplicar-se a empresas que favoreçam os utilizadores que realizarem reviews positivas – por exemplo, oferecendo descontos ou que incentivem a tal.

 

Esta nova legislação pretende também limitar as reviews que sejam criadas usando IA, de forma a facilitar todo o processo de criação de falsas reviews de produtos. As empresas que possam usar estes sistemas para tal podem agora vir a ser afetadas.

 

No final, a ideia passa por criar um ambiente mais justo para os consumidores e para as entidades, o que certamente vai beneficiar ambas as partes.

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