Possivelmente antes de comprar um produto na Amazon, a maioria dos utilizadores verifica as avaliações que foram deixadas sobre os mesmos. Estas avaliações podem determinar muitas vezes a opinião de compra para os utilizadores, já que produtos com problemas serão facilmente identificados nas baixas classificações.
No entanto, enquanto que existe gente que tenta usar as reviews para ajudar outras pessoas na altura de realizar uma escolha, também existe quem use este sistema para tentar manipular os resultados. É aqui que entram grupos coordenados para falsas avaliações, que normalmente tentam fazer passar um produto como bom, ao contrário do que acontece na realidade.
Muitas empresas oferecem regalias a quem realizar a análise positiva, algo que vai contra os termos da Amazon. E apesar de a maior loja de comércio eletrónico da internet ter vindo a apertar as medidas contra estas falsas análises, recentemente foi aplicada mais uma campanha de ação contra as mesmas.
A Amazon confirmou ter lançado um conjunto de pedidos de remoção para mais de 10.000 grupos que estariam focados para a venda de falsas avaliações de produtos nas suas lojas. Estes pedidos foram feitos para grupos que funcionavam em diferentes países, como Itália, EUA, Reino Unido, França e Espanha.
Esta não é a primeira vez que a Amazon toma medidas contra este género de grupos, sendo que no início de 2022 a empresa conseguiu remover um grupo que contava com 40.000 membros e estaria a incentivar esta prática.
Apesar de certamente ainda continuarem a existir falsas reviews pela Amazon, a empresa parece focada em tentar diminuir ao máximo este problema na sua plataforma.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!