O ChatGPT está cada vez mais presente no dia a dia de muitos utilizadores. No entanto, se a tecnologia pode ajudar a facilitar algumas tarefas, ao mesmo tempo também pode ajudar quem realiza tarefas na "margem da lei" a conseguir fazer as mesmas de forma mais simples.
Um dos exemplos pode ser encontrado na Amazon. Como se sabe, a maior plataforma de vendas na internet é bem conhecida por, em certos produtos, ter um grande conjunto de falsas avaliações. Estas são, em muitos casos, publicadas por bots.
E agora, parece que esses mesmos bots começaram a usar o ChatGPT para tornar as reviews mais realistas – embora em alguns casos, seja claramente possível identificar esse género de práticas.
Ao que parece, quem vende este género de serviços de reviews falsas na Amazon, encontra-se agora a usar o ChatGPT para criar os textos a serem publicados na plataforma. Isto é visível com um aumento de mensagens de reviews que são deixadas com frases claramente retiradas do chatbot da OpenAI.
Frases como "As a AI language model" indicam claramente quando um texto foi escrito por uma IA e não por utilizadores reais. Este género de prática tem vindo a surgir cada vez mais na Amazon, e não é difícil encontrar exemplos em alguns dos produtos mais vendidos ou melhor classificados na loja.
Apesar de falsas avaliações serem um problema cada vez mais presente na Amazon, e que não será certamente de agora, plataformas de IA pode ajudar a que esta tarefa seja ainda mais complicada de combater. Apesar de existirem casos onde os conteúdos são publicados sem grande controlo, levando a este género de falhas, também existe uma grande quantidade de conteúdos que podem ser criados sem que sejam identificados como sendo falsos.
Em resposta a estes problemas, a Amazon indica que possui tolerância zero contra este género de falsas avaliações de produtos, e que os vendedores que realizem diretamente a prática podem ficar sujeitos a que sejam aplicadas medidas nas suas contas dentro da plataforma.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!