O Google ainda continua a ser uma das principais plataformas para os utilizadores obterem feedback sobre empresas e serviços na internet. No entanto, existe também uma vasta quantidade de empresas que tentam explorar os sistemas da empresa para aparentarem ser melhor do que a realidade.
A pensar nisso, a Google revelou recentemente alguns detalhes sobre como se encontra a controlar as avaliações dentro da sua plataforma, nomeadamente na pesquisa da Google e no Google Maps.
De acordo com a Google, foram realizados vários ajustes nos algoritmos da empresa para identificar falsas avaliações, que podem ajudar a reduzir o conteúdo de avaliações falsas nas plataformas da empresa. Estes ajustes vão ainda ajudar a remover automaticamente conteúdos falsos e enganadores com ainda mais precisão.
Em 2023, a empresa refere ter removido ou bloqueado mais de 170 milhões de avaliações nas suas plataformas que violavam os termos de serviço da empresa. Este valor é quase 45% superior ao registado em 2022.
A empresa afirma ainda ter removido mais de 12 milhões de empresas falsas nas suas plataformas, que estariam também a explorar o sistema para várias atividades.
Como seria de esperar, a empresa não revela detalhes de como os novos algoritmos irão identificar conteúdos falsos, no entanto, entre alguns dos pontos de análise será verificar reviews idênticas entre empresas, bem como aplicar filtros mais restritos de análise para empresas que estejam a receber subitamente valores elevados de altas avaliações.
A empresa afirma que, apenas nas últimas semanas, mais de cinco milhões de falsas avaliações foram removidas das suas plataformas, de onde se encontra também a ajudar de contribuidores que alertam para falsas avaliações.
Por fim, a empresa afirma ter bloqueado mais de 2 milhões de tentativas de indivíduos a tentarem obter acesso a perfis de empresas nas suas plataformas.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!