1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

Hacker em frente de computador com cara de robo

 

O ChatGPT é usado diariamente por vários utilizadores para criarem código, para as mais variadas tarefas. No entanto, a OpenAI não permite que a ferramenta seja usada para criar código que possa ter efeitos nefastos nos utilizadores, sobretudo conteúdo que pode ser usado em malware.

 

No entanto, alguém encontra-se agora a criar um modelo de linguagem de Inteligência Artificial que vai ser focado exatamente nessa tarefa. Apelidado de WormGPT, esta IA encontra-se adaptada para ajudar programadores a criarem código, mas neste caso com foco em conteúdos maliciosos.

A ideia do WormGPT é permitir que criminosos possam rapidamente criar ou adaptar código de malware, facilitando também a sua distribuição. Este modelo de linguagem de IA encontra-se atualmente à venda em alguns portais da Dark Web.

 

O WormGPT permite que se possa criar código rapidamente, usando IA, para as mais variadas tarefas, mas ao contrário do ChatGPT, não aplica restrições nos conteúdos que podem ser criados.

 

mensagem de venda do malware

 

Na realidade, algumas fontes apontam que já existe malware que foi criado pelo WormGPT e que se encontra a ser usado em ataques reais. A empresa SlashNext afirma que existem alguns ataques de email realizados nas últimas semanas, que se acredita terem sido desenvolvidos usando código criado pelo WormGPT.

 

exemplo de conteúdo malicioso criado por IA

 

Os investigadores afirmam que algumas campanhas de email foram criadas usando mensagens que o WormGPT criou com a sua IA, e que podem facilitar consideravelmente a tarefa dos atacantes em enviarem campanhas de spam.

 

A ferramenta encontra-se à venda em vários portais da Dark Web com preços que podem variar entre os 50 a 60 euros mensais.

 

Com a IA cada vez mais presente no dia a dia dos utilizadores, é apenas uma questão de tempo até que a tecnologia venha também a ser usada para criar conteúdos potencialmente maliciosos para os utilizadores. Isto, infelizmente, faz parte da criação de qualquer nova tecnologia no mercado: se existe quem a use para fins positivos, também existe quem a use para negativos.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech