A Apple encontra-se a entrar para o mercado da Realidade Virtual e Aumentada com o seu novo Apple Vision Pro. O dispositivo, que foi revelado durante a WWDC23, vai ser o primeiro passo da empresa para o mercado virtual.
Entre as novidades do dispositivo encontra-se uma nova forma dos utilizadores interagirem com o ambiente que os rodeia, por uma interface que mistura a realidade virtual com a aumentada. E isto inclui também a capacidade de ter aplicações individuais dentro do sistema.
Recentemente a empresa começou a fornecer o kit de desenvolvimento do Vision Pro, permitindo aos programadores criarem as suas apps dedicadas para o novo ambiente. E curiosamente, já existem algumas criações preparadas, entre as quais se encontra a possibilidade de usar o Windows XP... no dispositivo da Apple.
A empresa UTM, mais conhecida por uma aplicação para macOS com o mesmo nome, e focada para a criação de máquinas virtuais, revelou que se encontra a adaptar a sua aplicação para o Vision Pro. A confirmar isso mesmo, os programadores colocaram uma VM a correr o Windows XP dentro do Vision Pro.
O sistema da Microsoft encontra-se perfeitamente funcional dentro do ecossistema da Apple, tendo em conta que está a funcionar a partir de uma máquina virtual. Ao mesmo tempo, os utilizadores podem também interagir com este – portanto qualquer programa que funcione no Windows XP, pode também ser usado.
Teoricamente, este ainda é um projeto em desenvolvimento. A equipa de programadores afirmam que ainda existe trabalho a ser feito, e que para já, a aplicação não suporta entrada – ou seja, não se pode usar diretamente as interações via o Vision Pro no ambiente virtual.
A ter em conta também que, por norma, a Apple é bastante restrita a nível das aplicações que permite nos seus ambientes a nível de emulação ou virtualização. Portanto, ainda resta saber se o “Windows XP no Vision Pro” pode ser uma realidade ou se a Apple vai colocar um travão nessa ideia.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!