1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos


Iain Wood, de 33 anos, foi detido em East End, Newcastle, depois de ter utilizado informações do Facebook para aceder as contas bancarias de vizinhos e amigos, roubando grandes quantidades de dinheiro das mesmas.


Wood passaria mais de 18 horas a tentar descobrir informações das vitimas, utilizando os dados da rede do Facebook, de forma a conseguir responder as perguntas de segurança ou a descobrir a password das contas.

O promotor Neil Pallister refere que, ao ser preso, Wood «contou que tinha descoberto como aceder a contas bancárias online. Escolhia a opção de não conseguir lembrar-se da password e respondia às perguntas de segurança, normalmente sobre a data de nascimento, nome de solteira da mãe, nome do animal de estimação, etc, e com isso foi capaz de aceder às contas alheias».


O advogado de acusação refere também que «Ele fazia amizade com pessoas no Facebook e via os seus nomes de utilizador, e então tentava nos sites dos bancos, com as mesmas senhas. Se isso não funcionasse, preenchia as informações de segurança que tinha adquirido do Facebook e Friends Reunited»

O hacker terá sido descoberto por ter mudado a sua táctica. O dinheiro roubado estaria a ser maioritariamente utilizado para jogos online, no entanto, antes de ser capturado, o hacker terá cometido o erro de transferir dinheiro da conta de um vizinho, directamente para a sua conta pessoal, no valor de 1700 euros. O vizinho terá descoberto a transferência e alertado as autoridades.


Wood foi condenado a 15 meses de prisão pelo juiz Guy Whitburn, que referiu ainda: «esta é a primeira vez que eu me deparei com uma fraude sofisticada como esta, que foi muito bem planeada, complexa e inteligente. Ele estava a usar identidades de outras pessoas e houve uma violação de confiança considerável por assumir as identidades dos seus vizinhos. É uma decepção para as pessoas que vivem no mesmo prédio que ele».

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech