Se receber uma chamada telefónica de alguém que se identifique como sendo das autoridades, será caso para levantar as suspeitas. Esta é a indicação da Procuradoria-Geral da República (PGR), que recentemente alertou para o aumento de esquemas e burlas a usarem falsas chamadas das autoridades, para obterem dados e dinheiro das vítimas.
O esquema começa com as vítimas a receberem chamadas, de números desconhecidos, onde a outra parte alega ser de alguma força de segurança nacional. A mesma alega que a vítima se encontra a ser alvo de uma investigação, associada com o possível roubo de fundos.
A chamada começa por se verificar com uma mensagem gravada em inglês, que alega ser da “International Judicial Police”, e indica que o documento de identificação da pessoa a ser contactada foi ligado a possíveis grupos de criminosos. As vítimas devem depois carregar num botão para ouvirem mais detalhes sobre o caso.
A partir dai, a vítima é redirecionada para uma pessoa, que fala em inglês, mas que pede diversas informações pessoais que seriam associadas com o caso. As vítimas são depois aconselhadas a transferirem todo o seu dinheiro da entidade bancária onde se encontrem para uma “conta segura”, que estará em controlo dos atores maliciosos.
O esquema foca-se sobretudo em pessoas que saibam falar inglês, tendo em conta que tanto a mensagem gravada como o contacto posterior são feitos com mensagens nesse idioma. No entanto, nada impede que o esquema venha a adaptar-se para ser usado noutros idiomas, incluindo em português.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!